Home Música Terapêutica

Música terapêutica


O Poder da Música que ultrapassa os ouvidos humanos.

A música tem poder decisivo e surpreendente de efetuar mudanças no comportamento das pessoas. Ela sempre teve seu papel importante na história da humanidade, bem como nas pequenas e grandes guerras, ela relembra bons, maus momentos e sentimentos esquecidos, ela influência os hábitos do ser humano, determina as emoções e ações, ela forma bons e maus hábitos, pode curar ou debilitar as faculdades físicas, mentais e espirituais.

A importância da boa música.

A música deve proporcionar prazer, levar a mente a cultivar as mais ternas e finas emoções, deve ter poder para neutralizar os maus sentimentos, promovendo assim, saúde, sendo remédio para a cura da alma triste e doente. Ela tocada com suaves acordes melodiosos é saúde para o coração.

A música terapêutica de Sangar.

Tem sido ouvidas por milhares de pessoas em várias partes do mundo. As músicas tem sido usadas de diversas formas como tratamento: desde a simples audição individual, ambiental nos consultórios, na audição por ondas em rádio, em grandes empresas e nos centros terapêuticos, ginástica, dança e tratamentos alternativos como a cromoterapia, aromaterapia, massoterapia, reike, mantra, bioenergética, reflexologia, meditação, relaxamento, ioga, etc... Todos os cds tem 9 músicas, com mais 9 play-backs num total de aproximadamente 70 minutos de áudio. Do que se tem conhecimento, este projeto é inédito, possibilitando assim os amadores e profissionais de diversas áreas se utilizarem das orquestrações para fazerem exercícios, improvisações e música terapêutica passiva e ativa. Os resultados deste trabalho são altamente positivos segundo depoimentos e informações de profissionais que utilizam as músicas nos suas respectivas áreas e de pessoas que escutam as músicas. Existem inúmeras comprovações da eficácia das músicas narradas por pessoas, fatos que acontecem em suas próprias vidas, de amigos inclusive de animais domésticos, referente as reações que manifestam ao ouvir as músicas.

O que é Música Terapêutica?

Um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, confirmou a crença de que a música ajuda a relaxar nos momentos de estresse. Segundo o estudo, as músicas lentas, como as de meditação e as clássicas ajudam a acalmar e a desacelerar os batimentos cardíacos e a respiração. Já as músicas com batidas mais rápidas, como as eletrônicas provocam o efeito oposto ao das relaxantes. A música terapêutica é usada para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A técnica, já comum em alguns países, ainda é nova no Brasil. "A idéia é tratar pessoas saudáveis com qualquer música e ritmo, desde que atenda as necessidades do paciente. Uma pessoa muito excitada vai ser tratada com uma música calma para que consiga relaxar", afirma Naire Siqueira, terapeuta musical. "Hoje, por causa do mercado a adrenalina fica constante no cérebro, causando dores de cabeça, dores nas costas, estresse, tensão, fadiga, ansiedade e várias outras coisas. Com a técnica trabalhamos para que o coração tenha o mesmo andamento da música. Faz com que a pessoa se interiorize", diz ele. Artigo site: http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action? uuid=f080ff8d0af47010001a1399d5582143

Bem estar do ser humano.

É importante estar em harmonia consigo mesmo, trabalhar o auto conhecimento, manter uma boa auto estima. Tomar consciência da importância da boa alimentação, da necessidade de realizar exercícios físicos e de manter a mente despreocupada e renovada. O estresse está em toda parte. Para reagir a tudo isto, é preciso encontrar mecanismos que possibilitem um estilo de vida saudável, não é fácil aceitar e fazer as mudanças. A Música Terapêutica: é um instrumento de renovação de saúde, agradável, capaz de provocar profundas mudanças em diversos níveis: físico, mental e espiritual. A Música Terapêutica é a associação da música com técnicas terapêuticas testadas e aprovadas. São inúmeros os benefícios. Seu objetivo é sempre o bem estar do ser humano e uma melhor qualidade de vida. No corpo físico induz ao relaxamento, combater o estresse. Usada constantemente, equilibra o metabolismo do corpo, a atividade muscular e a respiração. Influencia na velocidade do pulso e a pressão sangüínea, minimiza os efeitos da fadiga. Na mente proporciona relaxamento profundo e ajuda a combater o estresse, ativa à criatividade, melhora a atenção e a memória, diminui a ansiedade e a insônia, explora o EU interior e libera fontes bloqueadas de energia psíquica.